sábado, 4 de fevereiro de 2012

Projetil de idéias

Nessa etapa de programa, por vezes ainda me lembro da época em que antecedia a apresentação na Banca.

"Mãe, a bolsa vai atrasar esse mês, paga o curso pra mim depois eu dou o dinheiro tá".

Falas como essa faziam parte do nosso dia a dia, o dinheiro não era tudo, mas o fim de ano chegava e alguns preferiram trabalhar temporariamente por este "abandonando a gente", outros se viravam como podiam para pagar cursos, seu consumo ou ajudar a familia.

"Dificuldade pouca é bobagem", quando se trata de zona leste. E é isso que faz dar valor aos jovens que por garra permaneceram até o presente momento.

A estes apenas tenho que dizer que eu e Del, também tivemos muita vontade de ver isso acontecer, parecia o ano não avançar como que prisioneiros do tempo, mas ainda assim não cedendo as dificuldades que apareciam; assim como vocês...


Explicando para eles o que seria um projeto, tomei como exemplo a palavra 'projetil', muito utilizada no meio militar para designar a bala de revolver propriamente dita; ou seja, algo projetado, que esta por vir, no nosso caso um planejamento para o futuro próximo.

E as idéias foram sendo "disparadas", uma a uma aqueles jovens que se interessaram pela proposta foram se manifestando.

As palavras acima, foram consideradas elementos importantes para a realização e improvisação durante a etapa que estaria por vir:



E lógico que para os projetos acontecerem, um a um teria que colaborar da sua maneira.




Na defesa da banca...



Com a equipe a postos...


E a galera presente...


Foi quando tudo aconteceu (óóóó)


Primeiramente um aguinha para acalmar, depois foi cada grupo defendendo a sua idéia, conquistando para si e sua comunidade valores a serem propagados.

Acompanhei a sala de multimeios, e lá os projetos apresentados por nossa galera foram dois: 

1)Festival de Novos Talentos;

2)Cine Lapennna.

Na sala ao lado onde se encontrava o incansável educador Del, foi apresentado o projeto: 

3)Juventude Livre (prevenção ao uso de drogas).


E assim aconteceu, apesar da foto onde as meninas aparecem de braços cruzados no momento em que "chovia" perguntas da Banca; estas esplanaram muito bem, com desenvoltura e permitindo um bom entendimento sobre o que viria a ser o Cine Lapenna.


E de fato um ano atrás quando se iniciou o PJU São Miguel, não conseguiria imaginar essa galera chegando antes da gente nos encontros e, em frete a um computador adaptar seu projeto visando o edital do VAI; conversando com os assessores e pouco comentando sobre a bolsa.

Confesso que estou muito feliz com esse resultado parcial e, mesmo por saber que alguns jovens foram nos shows em comemoração ao aniversário de São Paulo, um ano atrás com certeza ficariam nas próprias imediações.

Nas próximas semanas, colocaremos mais informações sobre o desenvolvimento dessa etapa.
Fui galera, forte abraço.

Um comentário:

  1. Como dito pelo Pedrinho Rafael, ser de qualquer "fundão", seja Z/L, Z/S, Z/N ou Z/O é uma barra... E até mesmo do centro [da cracolândia], pois o SD PM Withe Blanco [http://projetos-pju.blogspot.com/2011/07/mais-da-metade-dos-brasileiros-acredita_5578.html] não dá sossego à ninguém... Mas passado um ano, nós nos esquecemos disso e seguimos adiante. Tenho orgulho de fazer parte disso: 'Da vida dos jovens, ser um tentáculo do programa, conviver com estes jovens'; e acima de tudo, saber que não estou só, porque sei que o Pedrinho Rafael está e sempre estará ao meu lado.

    Abraços à todos

    ESTAMOS FIRMES

    DEL

    ResponderExcluir