sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Centro Cultural do Itaú

Iniciamos a semana (22-11-2011) conversando sobre os reajustes dos projetos, pois mais mudanças deveriam serem feitas pelos grupos até o dia seguinte para reentrega; outra vez foi comunicado que quem não estivesse em nenhum projeto, seria desligado do programa ainda nesta semana.

Permanecemos na universidade até aproximadamente 15:30 hrs, o bloco que utilizamos da universidade (Unicsul) a noite seria destinado a provas vestibulares, e era preciso etiquetar cadeira por cadeira; então marcamos o ponto de encontro para o dia seguinte no Galpão Tíde Setúbal, visando também conversar com a administração do mesmo buscando parceria para um dos projetos elaborados -Show de Talentos.


Então em uma quarta-feira ensolarada (24-11-2011), nos reencontramos em frente ao Galpão, depois nos dirigimos para os quiosques onde normalmente se joga dama ou xadrez.

Por estar vazio, utilizamos as mesinhas para escrever reajustando o que ainda não haviam conseguido; sobretudo o grupo que pretende realizar uma campanha contra as drogas.

Dos quatro projetos que enviamos anteriormente, sendo estes:

-Show de Talentos;

-Juventude Livre (campanha contra as drogas);

-Homofobia Longe daqui, e;

-Jovens Revitalizando.

Apenas o último os integrantes não deram continuidade, no que mesmo desligado do programa ainda irão nos rever em uma confraternização final do grupo todo, bem como também receberam um certificado de participação no PJU.

Após reajustes e lanches, a turma foi dispensada e apenas ficaram os integrantes da intervenção Show de talentos; no que conversamos com Simone Silveira, uma das administradoras do Galpão, que nos recebeu de maneira muito agradável e atenciosa, nos deixando empolgados com a possível parceria. Depois nos mostrou as dependências do Galpão: lutheria, ponto de leitura, sala do curso de culinária e onde fica as meninas que editam o jornal Voz do Lapenna.

E deu um "puxãozinho de orelha" nos meninos (Caique, Ivan e Rodrigo) pelo fato de não utilizarem o Galpão, pois um espaço cultural no bairro dceve ser valorizado não é?

Somente podemos agradecer a atenciosidade e dizer que aguardamos ansiosos pelo desenrolar dos projetos. Muito obrigado!

Centro Cultural do Itaú

Tema: Espaços Culturais Urbanos.
Local: Avenida Paulista.
Número de jovens: 10 (dez comigo).



A tarde terminaria com a gente vendo a mobilização de estudantes e funcionários da USP.

"Eles tem até uma bateria tipo torcida organizada", disse Rodrigo.

As faixas coloridas e com frases de ordem prendeu a atenção de alguns jovens (para mim) de uma forma surpreendente, o que nos fez permanecer mais tempo na Av. Paulista.

No geral os jovens não concordaram com a manifestação, devido o forte caráter anti-militar (PM), quando trocamos algumas idéias e pude passar as informações que tinha obtido por email de organizadores do ato, onde ficava explicito que o problema é a gestão Rodas, que demitiu (segundo o texto) funcionarios que se opunham a suas medidas e, não permite qualquer forma de manifestação politica dentro da Universidade; eles até que ficaram um tempo refletindo.

Mas fizeram uma consideração importante, que deixo como dica aos manifestantes: se a população deve saber de fato o que acontece com nessa gestão, não deveriam apenas soltar palavras de ordem que sobretudo iam contra a presença da PM nos campus!

"A mídia sempre acaba passando a visão do governo" considerou Eliseu.

Chegamos no Centro Cultural e observamos a exposição Caos e Efeito, que a principio nos deixou meio que não entendendo nada, contudo quando começamos a ler as considerações dos Curadores, entendemos que visava expor o caos das grandes cidades, a ditadura militar no Brasil e mudanças mundiais como a influência da China no mundo (e vice-versa).

Uma carranca - que nas praias é utilizada por pescadores - espantava os maus espiritos e vibrações negativas, nos deixando navegar a vontade pelas dependências do centro.

Muitas escolas estavam lá, e aos poucos fomos vendo e apreciando a exposição.

No vídeo abaixo, uma mulher fazia alusão aos metidos repressivos utilizados pela ditadura durante os interrogatórios buscando os supostos "terroristas".

Dois quebra-cabeças grandes nos chamara a atenção, pois um retratava um lindo povoado, o outro, o mesmo povoado devastado por uma inundação.

Pudemos até ouvir um vídeo sobre Cuba, com trilha sonora em castelhano.

Depois lanchamos e "assistimos" a manifestação dos "uspianos". Foi uma tarde agradavel, e conseguimos relaxar um pouco do dia anterior dos reajustes finais dos projetos.

Abraço a todos, até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário