segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Eu sou a lenda...


Não, eu não exibi o filme acima, não o considero muito pedagógico, o que é uma lenda são os posts deste educador, parecem mesmo lendas e quase nunca aparecem, mas quando aparecem é divertidinho de ler às vezes.


Nós tivemos aí um mês agitado. Inicialmente  "na porta de nossa casa" tivemos a feirinha do livro, com direito à visita de Ferreira Gullar [Pena que não consegui convencer os jovens a voltarem mais tarde para vê-lo, mas eu fui].







Tivemos também, iniciando a "Semana Expressão Jovem" uma visita animada à "Casa das caldeiras" daquela turma dos Matarazzo, dos quais os únicos que eu gosto são o Suplicy e a Maysa [mas aí é coisa minha...]. Lá  fomos agraciados com uma improvisação do Rapper Emicida







Depois na seqüência dos trabalhos, tivemos uma mostra de artistas locais de São Miguel, Akira, Sacha, Osnofe, Claudemir e Cristiano [educadores do PJU] e um vídeo meu [acabei sendo incluído como artista local, que bom].




Houve uma tentativa de homenagear o cantor Raberuan, mas o vídeo não pegou [deixo aqui uma homenagem póstuma ao grande ser humano daqui da leste que faleceu dia 18/11/2011]



Depois fomos a galeria choque cultural, mas o Pedrinho já falou sobre isso e colocou fotos no post dele, uma vez que nós fomos todos juntos. [http://jovensurbanos-ibradesc.blogspot.com/2011/11/circulacoes-enquanto-dura-o-circuito.html]

Encerramos, em grande estilo, com o encontro publico, onde cada grupo de jovens mostrou suas realizações nas experimentações.







Foi muito Bacana, pena que poucos jovens compareceram. Foi aí um temporada legal para liberar toda aquela tensão que os projetos trouxeram, parecia uma panela de pressão, mas agora é aguardar a banca e curtir a implementação dos projetos.


Abraços à todos


Estamos Firmes.

Del

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Centro Cultural do Itaú

Iniciamos a semana (22-11-2011) conversando sobre os reajustes dos projetos, pois mais mudanças deveriam serem feitas pelos grupos até o dia seguinte para reentrega; outra vez foi comunicado que quem não estivesse em nenhum projeto, seria desligado do programa ainda nesta semana.

Permanecemos na universidade até aproximadamente 15:30 hrs, o bloco que utilizamos da universidade (Unicsul) a noite seria destinado a provas vestibulares, e era preciso etiquetar cadeira por cadeira; então marcamos o ponto de encontro para o dia seguinte no Galpão Tíde Setúbal, visando também conversar com a administração do mesmo buscando parceria para um dos projetos elaborados -Show de Talentos.


Então em uma quarta-feira ensolarada (24-11-2011), nos reencontramos em frente ao Galpão, depois nos dirigimos para os quiosques onde normalmente se joga dama ou xadrez.

Por estar vazio, utilizamos as mesinhas para escrever reajustando o que ainda não haviam conseguido; sobretudo o grupo que pretende realizar uma campanha contra as drogas.

Dos quatro projetos que enviamos anteriormente, sendo estes:

-Show de Talentos;

-Juventude Livre (campanha contra as drogas);

-Homofobia Longe daqui, e;

-Jovens Revitalizando.

Apenas o último os integrantes não deram continuidade, no que mesmo desligado do programa ainda irão nos rever em uma confraternização final do grupo todo, bem como também receberam um certificado de participação no PJU.

Após reajustes e lanches, a turma foi dispensada e apenas ficaram os integrantes da intervenção Show de talentos; no que conversamos com Simone Silveira, uma das administradoras do Galpão, que nos recebeu de maneira muito agradável e atenciosa, nos deixando empolgados com a possível parceria. Depois nos mostrou as dependências do Galpão: lutheria, ponto de leitura, sala do curso de culinária e onde fica as meninas que editam o jornal Voz do Lapenna.

E deu um "puxãozinho de orelha" nos meninos (Caique, Ivan e Rodrigo) pelo fato de não utilizarem o Galpão, pois um espaço cultural no bairro dceve ser valorizado não é?

Somente podemos agradecer a atenciosidade e dizer que aguardamos ansiosos pelo desenrolar dos projetos. Muito obrigado!

Centro Cultural do Itaú

Tema: Espaços Culturais Urbanos.
Local: Avenida Paulista.
Número de jovens: 10 (dez comigo).



A tarde terminaria com a gente vendo a mobilização de estudantes e funcionários da USP.

"Eles tem até uma bateria tipo torcida organizada", disse Rodrigo.

As faixas coloridas e com frases de ordem prendeu a atenção de alguns jovens (para mim) de uma forma surpreendente, o que nos fez permanecer mais tempo na Av. Paulista.

No geral os jovens não concordaram com a manifestação, devido o forte caráter anti-militar (PM), quando trocamos algumas idéias e pude passar as informações que tinha obtido por email de organizadores do ato, onde ficava explicito que o problema é a gestão Rodas, que demitiu (segundo o texto) funcionarios que se opunham a suas medidas e, não permite qualquer forma de manifestação politica dentro da Universidade; eles até que ficaram um tempo refletindo.

Mas fizeram uma consideração importante, que deixo como dica aos manifestantes: se a população deve saber de fato o que acontece com nessa gestão, não deveriam apenas soltar palavras de ordem que sobretudo iam contra a presença da PM nos campus!

"A mídia sempre acaba passando a visão do governo" considerou Eliseu.

Chegamos no Centro Cultural e observamos a exposição Caos e Efeito, que a principio nos deixou meio que não entendendo nada, contudo quando começamos a ler as considerações dos Curadores, entendemos que visava expor o caos das grandes cidades, a ditadura militar no Brasil e mudanças mundiais como a influência da China no mundo (e vice-versa).

Uma carranca - que nas praias é utilizada por pescadores - espantava os maus espiritos e vibrações negativas, nos deixando navegar a vontade pelas dependências do centro.

Muitas escolas estavam lá, e aos poucos fomos vendo e apreciando a exposição.

No vídeo abaixo, uma mulher fazia alusão aos metidos repressivos utilizados pela ditadura durante os interrogatórios buscando os supostos "terroristas".

Dois quebra-cabeças grandes nos chamara a atenção, pois um retratava um lindo povoado, o outro, o mesmo povoado devastado por uma inundação.

Pudemos até ouvir um vídeo sobre Cuba, com trilha sonora em castelhano.

Depois lanchamos e "assistimos" a manifestação dos "uspianos". Foi uma tarde agradavel, e conseguimos relaxar um pouco do dia anterior dos reajustes finais dos projetos.

Abraço a todos, até mais.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Circulações enquanto dura o circuito...

As últimas semanas tem sido desafiadoras.
Trocamos diversas idéias e fomos a lugares desconhecidos pra nós.

Realizando um verdadeiro circuito!

Fabrica de Cultura

11/11/2011




Eu, Del e mais seis jovens fomos ao Jd Robrú reencontrar as outras ONGs do PJU Zona Leste.

Disputando com uma excursão escolar ao Playcenter, quem foi curtiu ver os produtos das experimentações.

Aonde peça bacana como na foto acima, vídeos no qual também fomos representados e pareceres dos jovens quanto as oficinas, se fizeram presentes.

Fora que foi muito bom conhecer essa "fábrica" e ver o pessoal da comunidade trabalhando na mesma.

Galpão Tide Setúbal

09/11/2011


Um dia antes, com a galera em peso, pudemos rever a amiga Viviane (do Mundo Jovem), que estava desacompanhada da outra Viviane que vai ser mamãe em breve; muitos jovens já a conhecem, pois participaram de projetos voltados a adolescentes no passado (próximo).

Participando de uma gincana com a galera do SEPAS, e antes de uma exposição sobre caminhos e rumos profissionais, foi uma tarde bem divertida.


Galeria de Arte Choque Cultural

10/11/2011


Tema:Arte Urbana.

Local:Galeria Choque Cultural.

Número de jovens:18 dezoito.




Junto com a galera da manhã, fomos conhecer essa galeria de Arte Urbana próxima a estação das Clínicas.

Devido nossa ingenuidade, seguimos informações que no levaram pelos caminho da Rebouças e não pela Teodoro Sampaio, o que nos fez: andar e andar.


E andamos até ficar "tortos" rs.

Chegando lá, tudo ficou de boa pois vimos: colagens, xilogravuras e pinturas (com sprays e tintas).

E até as paredes estavam decorado de forma bem particular.

"A cada exposição as paredes também são mudadas pelo artista, isso ajuda na observação e intenção da obra", disse Renata, uma das curadoras da galeria.


Alguns jovens comentaram sobre as cores e algumas obras que lembravam grandes cidades como Nova York por exemplo.

A maioria das produções era-nos permitido tocar e observar bem de perto.

O preço de algumas destas produções chamou a atenção, variando de 1.000 a 2.000 reais.



Por fim sentamos em círculo no primeiro andar e batemos um papo com Renata, que nos recebeu super bem.

Ficando o convite de irmos até o MASP, observar exposição de Arte Urbana realizada em parceria com artistas internacionais e da Galeria Choque Cultural.

Pretendemos ir com certeza!

Parque do Carmo

17/11/2011

Tema: Contraste Urbano e Rural/ Preservação Ambiental.

Número de jovens: 19 dezenove.

O Parque do Carmo em Itaquera, foi uma bela opção para nossa quinta, como já havia protelado a ida ao mesmo, tive que me render ao poder democratico juvenil, aceitando uma maioria de votos para o parque. Nem a possibilidade de chuva abaixou "a bola" da galera.

"Não vai chover professor, vai é sair sol", Welber.

Acertando em cheio, já no parque nos refrescamos com suas águas de fonte e, respirando o cheiro da mata.

A paisagem bucólica e o sol incandescente, foi uma mistura perfeita nos deixando a vontade para tirarmos as blusas e caminhar.


Galera em alto astral e tempo legal, nos empolgamos e fizemos alguns minutos de ginastica. Ou seja, fora a caminhada ainda nos exercitarmos.



Paramos para ver o lago e seus patinhos.

E fomos subindo o morrinho rumo a um quiosque espaçoso, tendo como caminho uma escada de terra e troncos.


"Isso que é subir na vida" rs.


"Três é demais."


Interessante esse trabalho de artistas da Comunidade Nipônica de Itaquera, pois a principio parece aquelas esculturas que não se pode tocar, depois percebemos o intuito dos artistas que nos proporcionam um outro angulo de visão.

Para as crianças tem até um escorregador que aparece no centro de uma rocha, bem legal.


Por fim assinaram a lista e fomos rumo a São Miguel, precisamos dessa paz outras vezes...

Vamos aproveitar, pois esse circuito tem fim, e está próximo.

Valeu!