quarta-feira, 9 de março de 2011

Breve resumo das duas primeiras semanas


Por as aulas serem realizadas em uma Universidade [Unicsul], as salas de aulas dispõem de terminal com entrada para notebook, possui um data-show, uma saída de som; amplo espaço para participação dos alunos e para disposição deles em círculo, ventiladores e janelas com bastante circulação de ar.

O contato direto com um ambiente acadêmico, proporciona ainda aos alunos, além dos objetivos já propostos pelo PJU, outra visão de mundo, um horizonte a mais a ser explorado e alcançado no futuro, após o termino do programa.

Na sala, dispostos em círculo na sala, o primeiro contanto se deu a principio de maneira tímida, alguns já eram quase como conhecidos (visto que) o processo de desenvolvimento das inscrições durou certo tempo, e algumas conversas foram realizadas com jovens das comunidades locais.

Tanto durante a manhã quanto a tarde, um a um os jovens foram se apresentando, e dessa forma pudemos entrar melhor nas propostas do programa; as expectativas dos mesmos também foram consideradas, o círculo permitiu uma troca de idéias francas até mesmo quando foram estabelecidas algumas regras de convivência.

O vídeo que apresenta o programa serviu para reflexões posteriores, o entendimento do que significa cidade apareceu naturalmente, quando foi lembrado que nós, moradores de periferias, muitas vezes nos referimos ao centro como “cidade”, parecendo ser esta uma parte destacada.

Essas duas primeiras semanas já estabeleceram alguns vínculos que podem se fortalecer no decorrer do programa. Jd. Lapenna, Jd. Matarazzo, União Vila Nova, São Miguel enfim... Nesses dias para os jovens já foi possível observar semelhanças, e um começo de sentimento de identidade.

Pelo fato de ainda não atingirmos o número de jovens necessários (60), os jovens que entrarão nas semanas seguintes irão se deparar já com um grupo “formado” de certa maneira. A dinâmica utilizada nesse início de percurso, sobretudo: foi o áudio-visual; obteve um resultado satisfatório, pois sempre após o vídeo os jovens participaram ressaltando aspectos que consideraram relevantes (que foram anotados e expostos no data-show e serviram de bases para discussões seguintes).

Pensamos que os vídeos devem ser utilizados como um recurso ilustrador no momento correto. Na sala em certo momento foi falado que comumente nas escolas quando um professor, por exemplo, se utiliza dessa linguagem ou mesmo os próprios alunos a reivindicam, o mais comum de se ouvir por parte de uma burocracia é que: “se está matando aula”.

Estamos tomando o cuidado de não insistirmos em apenas um tipo de dinâmica com os jovens, nesses primeiros contatos observamos o quanto um vídeo pode propor e prender a atenção do jovem frente a uma reflexão.

Nestas duas primeiras semanas, optamos por exibir o filme Botinada: A Origem do Punk no Brasil e um documentário sobre a história de São Miguel Paulista.

Apesar do filme falar apenas sobre um grupo urbano específico [o Punk], em seu conteúdo são abordados diversos temas pertinentes ao cotidiano dos jovens, como desemprego, baixa renda, desestrutura [familiar ou emocional], desajuste e desacordo com a sociedade que se mostra a eles; que são sentimentos característicos do espírito adolescente, e estão presentes em qualquer grupo juvenil de que eles façam parte. Já o documentário é mais voltado para região em que eles moram [São Miguel Paulista] mostrando a velha igrejinha construída pelos índios e padres Jesuítas, o rio Tietê, a estação de trem, a Nitroquímica, alguns moradores antigos e as várias historias que permeiam o bairro em que os alunos vivem.

Nessa primeira etapa de Adesão, nós privilegiamos o conhecimento e exploração de lugares e aspectos do Distrito de São Miguel. Foi observado que o filme sobre a Historia de São Miguel suscitou inúmeras indagações dos jovens. Tudo o que foi apresentado no decorrer dos dias, antes da realização de alguma circulação, preferimos explorar ao máximo a curiosidade dos jovens.

Aproveitando o fato de estarmos no 5º andar da Unicsul, propomos que observassem pela janela uma parte de São Miguel que é bem visível deste angulo da sala, e aí aos poucos os jovens foram falando quais os bairros avistados, e mais ou menos onde ficariam as suas residências.

Optamos por realizar a exploração nas imediações de São Miguel nesse próximo momento, já que foram devidamente suscitados aspectos referentes ao distrito nos dias anteriores.

Dispor das instalações da Unicsul constituiu também neste inicio, uma relação de novidade e aderência por parte dos jovens. Nas semanas seguintes, o olhar dos mesmos se ampliará para a observação da universidade dentro de São Miguel.

O clima chuvoso também interferiu de certa forma nos percursos propostos por nós e pelos jovens, bem como um caráter “atribulado” de primeira etapa, contudo contribuiu para um aproximamento dos participantes durante esses dias.

Pedro Rafael e Rogério Novaes

educadores

Um comentário:

  1. Estou Adorando Curti este Curso pq lá nuns expressãos bem neh e tbm agente tem um ótimo aproveitamento nele em conheçimentos diferente tipo coisas que Não virmos neh numa sala de Aula lá estamos tendo a aportunidade de ver e apreende coisas k antes num conheçiamos!. É Istou k eu estou mais gostando nessas 1º semanas lá no Curso na Unicsul e pra mim está sendou maravilhoso compatilha esses momentos bons com os meus colegas de curso e com os Eduacadores Pedro e Rogério neh
    E uma experiencia boa em grupo k eu já vive antes e estou outra vez ai neste grupo voltando a ter uh msm sabor de antes gostoso e aproveitoso de compatilha e presentia coisa boas e novas!. É Só oq tenhou a dizer até pq e só o começou de ótimas coisas k estão pra vi ainda ai nessa temporada toda do Jovens Urbanos!.
    ''Querou adquiri grande coisas de qualidade nele nessa temporada ai Em S.Miguel Paulista''oq eu pode aproveita de mlh nele eu vou está junto cm uh grupo ai Aproveitando..
    É Noiss Jovens Urbanoss Z/L

    ResponderExcluir