quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Encerrando o período de hibernação virtual
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Radio Favela
Sinopse
Jorge, Brau, Roque e Zequiel são quatro jovens amigos que vivem em uma favela de Belo Horizonte e sonham em criar uma rádio que seja a voz do local onde vivem. Eles conseguem transformar seu sonho em realidade ao criar a Rádio Favela, que logo conquista os moradores locais por dar voz aos excluídos, mesmo operando na ilegalidade. O sucesso da rádio comunitária repercute fora da favela, trazendo também inimigos para o grupo, que acaba enfrentando a repressão policial para a extinção da rádio.
Informações Técnicas
Título no Brasil: Uma Onda no Ar
Título Original: Uma Onda no Ar
País de Origem: Brasil
Gênero: Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 92 minutos
Ano de Lançamento: 2002
Site Oficial: http://www.umaondanoar.com.br
Estúdio/Distrib.: Quimera Produções
Direção: Helvécio Ratton
Rumo as Intervenções: um cine abre a nova etapa
Nas postagens a seguir, privilegiei os acontecimentos que considerei mais significativos para o grupo.
Em um dos auditórios da Unicsul, fizemos o convite as outras ONGs de São Miguel para vermos um filme e trocarmos umas idéia (convite feito bem em cima tenho que frisar, pelo fato de ter sido o primeiro; o que impossibilitou a participação do Claudemir Ipedesh já que tinha planejado outra atividade com "seus jovens" há tempos, te aguardamos no próximo meu irmão).
Resolvemos passar o filme 'Rádio Favela', que conta a história real de jovens que fundaram uma rádio que valorizava a sua comunidade e suas produções culturais, denunciando descasos e abusos por parte do poder público. Inicialçmente pirata na década de 1990, passou depois de muita luta a ser comunitária presente até os dias de hoje.
Estavamos meio apreensivos mais tudo terminou com palmas e descontração como demonstra a foto abaixo.
Introdução as intervenções:
Semana passada fizemos algumas dinâmicas enfocando essa nova etapa. Inicialmente foi falado que projeto nada mais é do que projetar, não sendo a toa que projetil pode ser por exemplo uma bala de revolver disparada em uma guerra (infelizmente). Quem projeta algo cria perspectivas, iniciativas. Diferente da palavra esperança, ninguém espera mas sim cria possibilidades de intervir na realidade em que vive e está inserido.
-Carro ou moto;
-Casar, ter filhos ou companheiros e companheiras;
-Trabalhar/ Fazer faculdade;
-Realizar projetos como: músicas, vídeos, teatro e outros (menos do que as idéias a cima).
Edifício Martineli
E pudemos ver que esse prédio faz parte intrínseca da história da cidade. Já levantado em 1929, passou por fases de abandono e invasão, foi sede de muitos partidos politicos e, hoje abriga Secretarias Municipais de Habitações por exemplo, bem como de desenvolvimento para a Copa 2014 (que nosso amigo Evandro (Ibradesc) participa ocupando cargo, este nos acompanhou boa parte da circulação).
Então foi isso, demos uma volta de 360 graus e deixamos o pessoal trabalhar na manutenção da pintura de algumas áreas. E com o compromisso de em breve irmos ao Banespão, que quer roubar a cena do Martineli na atualidade "esses prédios são fogo mesmo pessoal", mas fora o tamanho uma coisa ele não pode tirar desse edificio: a sua História.
Encerramento nas ETECs
Mas de fato ninguém pode dizer se é bom ou ruim sem conhecer não é? Então vamos que vamos que as novas experiências não podem parar.
As duas fotos acima, mostram um pouco o auge das discussões. Onde Karol e Caique em grupos opostos eram meio gato e rato, ou melhor, bebendo na fonte da filosofia chinesa foram yang e yin.